Completamos 25 anos de existência, e mais do que falar da nossa história, que interessa apenas para nós, queremos falar sobre a evolução do Atendimento ao Cliente no Brasil.
Iniciamos a operação da LVK como desenvolvedores de ERP. Em uma visita a uma antiga operadora de cartão de crédito, fomos convidados a conhecer o Call Center, e passamos no momento em que a Supervisora da equipe estava gravando algumas chamadas, o método era simples, ela capturava a ligação no seu ramal, colocava a ligação no viva-voz do aparelho do telefone e colocava um gravador em fita cassete em cima do alto-falante e apertava o REC, na verdade ela inventou uma forma barata de gravação de voz, pois segundo ela, existiam outros formatos, mas eram muito caros e não tinham investimentos para isso. O armazenamento também era simples, uma gaveta cheia de fitas-cassete com o nome de cada Operador. Como sempre gostamos de desafios, perguntei a ela, caso eu trouxesse algo um pouco melhor, se haveria interesse e prontamente ela respondeu que sim, foi aí que tudo mudou.
Desenvolvemos uma primeira versão de uma plataforma que já gravava áudio e tela, aprovada imediatamente, e na sequência partimos para a implantação. Entretanto a Central de Atendimento ao Cliente foi terceirizada para uma grande empresa que já possuía um gravador de voz, e o projeto foi cancelado. Por ironia do destino, alguns Supervisores que conheciam nosso sistema, acabaram indo para outras Operadoras de cartão de crédito. Existiam poucos profissionais com experiência na época, disputados a dedo por todas as empresas, e essa foi nossa sorte. Um desses profissionais lembrou da LVK e nos convidou para uma reunião, onde a plataforma foi prontamente aprovada e fizemos a nossa primeira implantação concreta.
Na verdade, as plataformas naquela época eram muito caras, não tão diferente de hoje, guardadas as devidas proporções, mas a nossa plataforma, já era cobrada em moeda nacional, e portanto representando um enorme benefício para todas as empresas pelo seu custo muito inferior ao que existia no mercado, hoje não é diferente, e a consequência foi um crescimento exponencial por vários anos, atendendo grandes Contact Centers, além de empresas de grande,médio e pequeno porte de diversos segmentos.
Nestes anos todos, fomos inovando, melhorando a experiência com nossa plataforma de gravação de voz e tela, nos adequando à realidade de nossos clientes, implantamos as normas LGPD, e ajustando o serviço prestado, um esforço que nos garante grandes parcerias por muitos anos.
Muito obrigado aos nossos parceiros e a equipe LVK pelas nossas bodas de prata.
Ricardo Bacarelli – Diretor Técnico LVK Sistemas e especialista em gravação de voz e